A Copa do Nordeste 2025 foi oficialmente lançada na noite desta terça-feira (14/01), em evento realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que contou com um show do cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo. A cerimônia definiu os dois grupos da primeira fase da competição, que terá início na próxima quarta-feira (22/01). Em sua 22ª edição, o torneio reúne 16 equipes e promete uma disputa acirrada pelo título, começando já com sete rodadas programadas até março.
Seguindo o regulamento, os clubes foram divididos em quatro potes, com base no Ranking Nacional de Clubes (RNC), garantindo equilíbrio na formação dos Grupos A e B. As equipes de estados com mais de um representante foram alocadas em chaves opostas, respeitando suas posições no ranking. Na primeira fase, os times jogam entre si dentro de cada grupo, com os quatro primeiros colocados avançando para as quartas de final, em cruzamento olímpico com os classificados da chave oposta.
A competição terá uma pausa estratégica para o Mundial de Clubes 2025, o que empurra as fases de quartas de final e semifinal para junho e a grande decisão, em jogos de ida e volta, para setembro. No entanto, a possibilidade de antecipação dos playoffs está sendo avaliada, dependendo da performance das equipes brasileiras nas Copas Sul-Americana e Libertadores. O cenário reforça a imprevisibilidade e a emoção que a Copa do Nordeste sempre proporciona aos torcedores.
ANC Esportes, a casa do esporte cearense