Os treinamentos serão ministrados por especialistas do CCC, no qual cada um fará orientações de acordo com sua especialidade. O projeto irá abordar tópicos como alimentação do paciente, técnicas de higienização e uso adequado de curativos e aspiração. Além disso, temas como administração de medicamentos, mobilização do paciente e prevenção de infecções também estão em destaque no nova edição do programa.
Tereza Cristina Veras, cuidadora que participou desta nova edição do programa, elogiou o novo modelo do projeto: “Achei a explicação mais didática e com o tempo mais proveitoso. Aprendi muito sobre dieta e higienização, o que promoveu mais autonomia para nós que atuamos como cuidadores”
Renata Gomes, analista de educação permanente da Casa de Cuidados do Ceará, disse que o projeto teve mudanças importantes em relação a edição do ano passado. “Foi acrescentado o tema prevenção de infecções, bem como foi aumentada a frequência dos temas, que eram mensais. Agora todos os temas são abordados quinzenalmente numa imersão de 4h de aula. Além disso, também é disponibilizado um material impresso com as principais informações da Casa de Cuidados e dos cuidados com o paciente”, disse a analista.
Em 2023, o “Programa Integração do Cuidador” colaborou na redução de eventos adversos e reinternações. Já para este ano, o CCC tem como meta tornar o projeto mais acessível aos cuidadores, onde, segundo Renata Gomes, a instituição deseja que o programa tenha 70% de adesão mensal durante todo este ano, fora editar o material disponibilizado para uma linguagem mais acessível, visto que muitos dos cuidadores apresentam baixo nível de escolaridade.
Para participar do “Programa Integração do Cuidador”, é necessário estar acompanhando algum paciente internado na Casa de Cuidados do Ceará. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Educação Permanente da instituição.