PUBLICIDADE

Inscrições para 2.200 vagas em cursos gratuitos de tecnologia são abertos no Estado

Até 10 de junho, estão abertas as inscrições para 2.200 vagas em cursos gratuitos de qualificação em tecnologia no Ceará. A iniciativa faz parte do programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem”, uma parceria entre os governos federal e estadual para formar milhares de cearenses no setor de novas tecnologias.

Neste primeiro momento, os cursos disponíveis são “Trilha de Ciência de Dados” com 1.600 vagas e “Trilha de Full Stack” com 600 vagas, ambos oferecidos em formato remoto. Os cursos são direcionados a estudantes de escolas, institutos e universidades localizadas no Ceará.

Os interessados precisam atender a alguns pré-requisitos: estar matriculados no ensino médio, seja regular, integral ou profissionalizante, no técnico subsequente, ser recém-formados no ensino médio em até três anos ou estar cursando o ensino superior. As inscrições devem ser feitas através do site oficial.

No ato da inscrição, o candidato deve anexar cópia do CPF, RG, CNH ou Carteira de Trabalho, comprovante de residência atualizado ou declaração de residência, além do comprovante de escolaridade.

As aulas, que serão ministradas pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e pelo Instituto Atlântico, terão duração de 12 meses e estão previstas para começar em julho. Novas vagas em outros cursos serão anunciadas em breve.

O programa “Residência em TIC 20/Capacita Brasil/C-Jovem” conta com um investimento de R$ 34 milhões, provenientes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) via Lei de Informática. O objetivo é preparar profissionais para desenvolver soluções para a indústria e promover a transformação digital no Brasil.

No Ceará, as atividades começaram em 2022, capacitando mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral em 73 municípios. Nesta segunda fase, a meta é qualificar 8.400 pessoas em cursos de extensão ofertados por Instituições de Ensino Superior (IES).

A execução do programa conta com a colaboração de várias entidades, incluindo as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Planejamento e Gestão (Seplag), do Trabalho (STE), além da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Uece, IFCE, UFC, Iracema Digital, Sebrae, FIEC/Senai, Fecomércio/Senac e Instituto Atlântico.

“Queremos suprir a demanda das empresas e aumentar as possibilidades de empregabilidade e empreendedorismo dos nossos jovens, por meio de uma formação antenada com as necessidades do mercado”, destaca Sandra Monteiro, titular da Secitece.

Essa é uma grande oportunidade para os jovens cearenses se qualificarem e se prepararem para o mercado de trabalho em tecnologia, um setor em constante crescimento e com alta demanda por profissionais capacitados.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir