PUBLICIDADE

Ceará alcança melhores índices educacionais do país em 2023

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) divulgou nesta quinta-feira (24/10) uma análise dos resultados educacionais do estado. Os dados apontam uma evolução nas redes municipais, estaduais e privada em 2023, comparado ao desempenho de 2019. O levantamento revela que o Ceará obteve o melhor índice de aprendizado do Brasil no Ensino Fundamental, tanto nos anos iniciais (1º ao 5º ano) quanto nos anos finais (6º ao 9º ano).

No panorama das redes, a estadual apresentou o maior salto, registrando 7,7 pontos em 2023, um avanço expressivo em relação aos 6,5 pontos obtidos em 2019. A rede municipal também cresceu, subindo de 6,3 para 6,5 pontos no mesmo período, enquanto a rede privada foi de 6,7 para 6,9 pontos. No resultado agregado, o índice total subiu de 6,4 para 6,6 pontos.

Ceará alcança melhores índices educacionais do país em 2023
Foto: Thiago Gadelha

O Ceará, além de superar a meta nacional estipulada para 2021, que era de 5,4 pontos, alcançou a segunda maior média entre todos os estados brasileiros, ficando atrás apenas do Paraná. Em contrapartida, estados como Amapá, Pará e Bahia figuraram entre os menores índices no comparativo nacional. Nas séries iniciais do ensino fundamental, área sob responsabilidade dos municípios, o Ceará liderou o país em 2023 com uma nota de 6,5, empatando com o Paraná.

De acordo com Raquel da Silva Sales, responsável pela pesquisa, o desempenho da rede estadual cearense foi o mais alto entre as redes estaduais do Brasil, enquanto o Maranhão obteve o menor índice. Em relação à rede privada do Ceará, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 indicou que o estado figura entre os quatro menores índices do país nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com a Assessoria Técnica da Disoc/IPECE.

Os dados refletem a comparação entre 2023 e 2019, evitando incluir o ano de 2021 por conta do impacto da pandemia de Covid-19, que poderia distorcer as análises. Os resultados detalhados constam no documento “Ipece Informe” (Nº 257 – Outubro/2024), recentemente publicado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir