PUBLICIDADE

Ceará amplia rede de cuidado à saúde mental na segurança pública

Com o objetivo de ampliar o cuidado com a saúde mental de servidores e agentes, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) passa a integrar o projeto “Escuta Susp: Segurança começa com cuidado”. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Nesta terça-feira (1º/07), representantes do MJSP estiveram no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, para alinhar aspectos técnicos com a Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), setor responsável por articular as ações no Estado. A adesão ao projeto foi oficializada no último dia 3 de junho, em Brasília.

Atendimento Ampliado

Criada em 2017, a Abips já oferece suporte psicológico e social a servidores efetivos, terceirizados e familiares de profissionais ligados à SSPDS e suas vinculadas. São elas: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense, Academia Estadual de Segurança Pública e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública.

Ceará amplia rede de cuidado à saúde mental na segurança pública
Foto: Divulgação/PCCE

Atualmente, a assessoria disponibiliza sessões virtuais de psicoterapia. A partir de 15 de julho, o atendimento será reforçado com consultas psiquiátricas e orientação medicamentosa, ampliando o alcance do cuidado de forma gratuita e sigilosa.

Projeto Nacional

O Escuta Susp é idealizado pelo MJSP e operacionalizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em conjunto com as universidades federais de Sergipe (UFS), Rio Grande do Norte (UFRN) e Brasília (UnB). A iniciativa conta com doutorandos, mestrandos e estudantes do último ano de Psicologia, todos capacitados para atender especificamente demandas de agentes de segurança.

Os atendimentos podem ser agendados online pelo portal Gov.br. A proposta já contempla servidores dos Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Científicas, Civis, Militares e Penais de diversos estados. São eles: Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe e Distrito Federal.

Núcleos no Interior

Para atender de forma mais descentralizada, a Abips abriu recentemente unidades em Sobral, na Região Norte, e em Juazeiro do Norte, no Sul do Estado. Esses espaços, integrados à estrutura da Ciops, contam com equipes multiprofissionais — educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e fisioterapeutas — e, em breve, ganharão academias equipadas para uso exclusivo dos servidores.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir