O Ceará comunicou, oficialmente, na tarde desta segunda-feira (24), a demissão do técnico Gustavo Morínigo do comando da equipe.
Segundo a nota oficial do Clube, “a decisão foi tomada em comum acordo com o profissional. O Alvinegro agradece pelos serviços prestados e deseja sorte em sua trajetória. O técnico esteve à frente da equipe em 24 jogos”. A frente do Ceará, Morínigo teve 14 vitórias, cinco empates e cinco derrotas, sendo vice-campeão do Campeonato Cearense e é finalista da Copa do Nordeste, tendo vencido a partida ida contra o Sport por 2 a 1.
Além de Morínigo, o auxiliar técnico Diosnel Burgos e o preparador físico Martins Paolorosso também deixam suas funções no Ceará.
A nota diz ainda que a diretoria do Ceará já trabalha para a contratação do novo comandante, que já deve comandar o time contra o ABC, neste domingo (30), pela terceira rodada da Série B, contra o ABC, em Natal.
Bastidores
Após a derrota para o Guarani por 3 a 0, no último sábado pela segunda rodada da Série B, Morínigo e o elenco alvinegro foram cobrados com veemência pela diretoria pelo resultado. Atualmente o Ceará ocupa a lanterna da Série B com duas derrotas e cinco gols negativos de saldo.
Morínigo não teria gostado da cobrança e deixou isso claro na entrevista coletiva que concedeu após o jogo.
Problemas do Ceará
Em que pese as campanhas do Ceará no Campeonato Cearense, quando fez a melhor campanha da primeira fase, derrotando inclusive o “favorito” Fortaleza, o Ceará não conseguiu mostrar superioridade na final contra o maior rival. Estava perdendo o primeiro jogo por 2 a 0 e foi buscar o resultado. Conseguiu um gol nos minutos finais que colocou o Vozão na final. Na volta abriu logo 2 a 0, o resultado que precisava para ficar com o título ainda no primeiro tempo. Tomou um gol ao final do primeiro tempo em um pênalti infantil e cedeu o empate ao Fortaleza, deixando escapar o título cearense.
Ao l0ngo da Copa do Nordeste, o Ceará conseguiu a liderança do Grupo B, mas gerou desconfiança em sua torcida com a derrota para o Ferroviário na estreia. Ainda que poderia estar se acertando ao longo da fase grupo ainda houve um tropeço contra o Vitória, mas o Ceará chegou à final contra o Sport, venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e leva a Recife a vantagem do empate para ficar com o título.
O desafio do novo técnico
Mais que fazer a torcida voltar a acreditar no time, o novo treinador do Ceará precisa colocar a equipe competindo de igual para igual com os adversários. Começar a Série B com duas derrotas consecutivas é para deixar o torcedor irritado e evidenciar que existem problemas internos.
Ainda sobre o assunto, a questão física do Ceará precisa ser resolvida urgentemente. Com 30 minutos do segundo tempo, os atletas não conseguem manter o mesmo volume de jogo dos adversários e apelam para um jogo defensivo que nem sempre dá certo. Foi assim que o Ceará perdeu o título cearense e tomou um gol contra o Sport nos minutos finais da partida final da Copa do Nordeste.