Com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Ceará aparece entre os 15 estados que mais têm focos de incêndio neste ano. As áreas mais atingidas pelo fogo incluem as regiões Noroeste, Sul e Sudeste do estado, com Sobral e Icó, conforme a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec).
Entre janeiro e outubro, o Ceará registrou um total de 1.226 focos, sendo que 79 desses ocorreram nas últimas 72 horas. No cenário nordestino, o Ceará ocupa a quinta posição em termos de focos de incêndio neste mês. Os dados abrangem o período de 1º de janeiro a 13 de outubro.
De acordo com o tenente-coronel Haroldo Gondim, coordenador da Defesa Civil, embora esses incêndios não sejam exclusivamente causados pela ação humana, esses fatores são responsáveis por aproximadamente 80% dos casos. “Às vezes é uma limpeza ou varrição do terreno, a criação de fogueiras, ou até mesmo o descarte incorreto de lixo, tocando fogo nele. Junto a isso, o Ceará registra ventos acima de 30km/h nesta época, a vegetação seca e os dias sem chuva também contribuem com o fogo“, explicou.
Os dados também revelam que a região Nordeste ocupa o terceiro lugar no país em número de focos de incêndio, com um total de 30.151 registros em 2024. O Norte lidera a lista com 101.206 focos, seguido pelo Centro-Oeste, com 67.858.
Embora o Ceará enfrente um aumento no número de focos, a situação ainda se mantém dentro da média histórica. Haroldo comenta que, apesar de agosto ter sido considerado atípico devido ao número elevado de incêndios, o estado está conseguindo controlar as ocorrências. O tenente-coronel também orienta a população a evitar situações que possam causar incêndios descontrolados e recomenda que denúncias de incêndios ilegais sejam feitas por meio dos números de emergência 190 ou 193.
Queimadas no Brasil
O Brasil se destaca como o país com o maior número de focos de incêndio na América do Sul até outubro de 2024, somando 226.646 registros. Os biomas Amazônia e Cerrado são os mais afetados, registrando 111.972 e 72.862 focos até agora.
Os estados de Mato Grosso, Pará e Amazonas, localizados na Amazônia Legal, são responsáveis por 49,2% dos incêndios no país. Até o momento, o Brasil contabiliza o pior resultado em queimadas desde 2010, ano em que foram registrados 269.505 focos de incêndio.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.