
O Ceará atingiu um marco inédito no Mapa do Turismo Brasileiro, com 101 municípios reconhecidos pelo Ministério do Turismo, registrando crescimento de 68,3% em relação a 2024. O resultado consolida o Estado como referência nacional em planejamento, governança e regionalização turística, ampliando o acesso a verbas federais, projetos de infraestrutura e programas de capacitação.
A evolução recente evidencia a mudança de direção nas políticas públicas do setor: 68 municípios em 2019, 57 em 2022, 64 em 2023 e 60 em 2024. O salto significativo em 2025 reflete a combinação entre interiorização do turismo, qualificação do Cadastur e estímulo à formalização das atividades turísticas locais, ações coordenadas pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).
De acordo com o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, o novo mapa expressa uma estratégia de desenvolvimento que busca distribuir oportunidades além dos destinos tradicionais de sol e praia.
“Esse resultado nos enche de orgulho e comprova o acerto das políticas implementadas sob a liderança do governador Elmano de Freitas. Nosso foco tem sido levar o turismo a todos os cantos do Ceará, fortalecendo os municípios, gerando emprego e mostrando que o turismo não se restringe ao litoral: ele também é força de desenvolvimento no interior”, afirmou.
Mapa
O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta técnica que orienta o direcionamento de recursos e ações do Ministério do Turismo, servindo de base para políticas de incentivo, promoção e qualificação do setor. Estar incluído no mapa facilita o acesso dos municípios a investimentos estratégicos, como sinalização turística, equipamentos públicos, melhorias de acesso e digitalização de rotas, além de ampliar sua visibilidade comercial junto a operadoras e plataformas do setor.
Sob a perspectiva econômica, a ampliação do mapa no Ceará tende a fortalecer os encadeamentos produtivos (hospedagem, gastronomia, transporte, economia criativa e comércio), aumentar a arrecadação local e estimular a formalização de empreendimentos.
Com mais de 100 municípios incluídos, o Ceará se consolida como um destino competitivo e inovador, preparado para diversificar seu portfólio, abrangendo turismo de natureza, cultural, religioso, de aventura, eventos e negócios, e ganhar projeção na rota nacional do turismo. Para Ricardo Rocha, conselheiro do Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE), os dados revelam o bom desempenho da economia cearense, impulsionado, em parte, pelo turismo, uma das principais vocações do Estado.
“A diversidade geográfica, representada pela serra, o mar e o sertão, constitui um atrativo significativo. Esse cenário favorável é, também, resultado de políticas públicas que incentivam o turismo em todo o Ceará”, considerou.
Além disso, segundo ele, o Estado tem se afirmado como um relevante polo turístico do país.
“Atividade que gera renda e empregos, conta com o suporte da infraestrutura aérea, que conecta o Ceará a outros estados brasileiros e a destinos internacionais. A expansão do hub aéreo tem sido fundamental para o desempenho positivo do setor turístico e sua contribuição para a economia cearense”.


