O Ceará caiu duas posições no ranking de competitividade dos estados brasileiros, conforme o levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP). O estado ocupa agora o 14º lugar na lista nacional.
A pesquisa, que está em sua 13ª edição, analisa as 27 unidades federativas do Brasil utilizando 99 indicadores organizados em 10 pilares temáticos: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado e Inovação.

O Ranking de Competitividade dos Estados é liderado por São Paulo, com Santa Catarina e Paraná em seguida. Com isso, se destaca o domínio das regiões Sul e Sudeste no top-10.
No que diz respeito ao Ceará, o estado se destacou na Educação, alcançando a segunda melhor posição entre todos os estados. Além disso, obteve um bom desempenho em Inovação, classificando-se em oitavo lugar.
Entretanto, a perda de posições do Ceará no ranking deve-se a resultados negativos em Solidez Fiscal, onde caiu dez posições, e em Potencial de Mercado, com uma queda de oito posições, sendo este último o segundo pior resultado do Brasil. Também foram observadas deficiências em relação ao Capital Humano, Eficiência da Máquina Pública e Segurança Pública.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.