O Ceará alcançou 61% de escolas de educação básica com acesso à internet, segundo dados do programa Escolas Conectadas, do Governo Federal, divulgados nesta semana. Das 5.971 instituições de ensino do estado, 3.643 já estão ligadas à rede, superando a média nacional, que é de 59,65%.
O programa tem como meta garantir conectividade às 137,8 mil escolas públicas do país até o fim de 2026. Atualmente, mais de 82 mil instituições já contam com banda larga e wi-fi para uso pedagógico. No Ceará, o avanço foi significativo em relação a 2024, quando o índice era de 55,7%.

Segundo o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, “conectar uma escola é conectar sonhos, oportunidades e o futuro de milhares de crianças e jovens. Estamos transformando a realidade da educação pública, garantindo que a internet chegue onde antes não estava. Nenhuma escola ficará para trás, essa é a nossa missão até 2026”.
A iniciativa integra o Novo PAC e prevê R$ 6,5 bilhões em investimentos, oriundos do leilão do 5G, do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), do Programa de Inovação Educação Conectada e da Lei 14.172/2021.
O Ceará aparece entre os estados do Nordeste que mais avançaram, enquanto em todo o país 21 unidades da Federação já têm mais da metade das escolas conectadas.