PUBLICIDADE

Ceará deve gerar 5 mil vagas para autônomos até dezembro, diz IDT

Foto: Reprodução

Com a chegada do fim do ano e o aumento da demanda por serviços, o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine) prevê a abertura de 5.411 oportunidades de trabalho para profissionais autônomos em todo o Ceará até dezembro de 2025. A expectativa acompanha o crescimento sazonal do mercado impulsionado pelas festas e pelo pagamento do 13º salário.

Segundo o instituto, as funções mais procuradas nesse período incluem faxineiras, cozinheiras, passadeiras, pedreiros e outros profissionais que costumam atuar nos preparativos de confraternizações e reformas residenciais.

O presidente do IDT/Sine, Raimundo Ângelo, explica que o último quadrimestre do ano é tradicionalmente marcado por maior movimentação no setor. “O último quadrimestre do ano é tradicionalmente o de maior dinamismo no mercado. O pagamento do 13º salário por exemplo, injeta mais recursos nas famílias e isso se traduz em um maior poder de compra, num aumento significativo nas solicitações de reparos e reformas em residências, além de serviços voltados para confraternizações e eventos de final de ano. Nosso objetivo é garantir que essa demanda chegue de forma segura e organizada tanto para os profissionais autônomos cadastrados no nosso banco, quanto para os demandantes dos serviços”, destacou.

Dados do Sistema Empreende+ apontam que, no último trimestre de 2024, o IDT/Sine intermediou 5.006 serviços em todo o estado. Para 2025, a meta é superar esse número, ampliando o alcance da intermediação e fortalecendo a qualidade das entregas.

O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, reforça o compromisso da pasta em fomentar a geração de renda e expandir o atendimento para o interior do estado. “Nosso compromisso é ser a ponte entre a necessidade do cidadão e o profissional qualificado”, afirma. Ele acrescenta que “as mais de 5 mil perspectivas de oportunidades se devem tanto à expansão e interiorização desta modalidade de atendimento em toda a rede do IDT, quanto ao incremento sazonal. Ao ser a ponte, nosso compromisso é garantir que essas demandas se convertam em renda digna e sustentem milhares de famílias cearenses”.

Como participar

Profissionais interessados em oferecer seus serviços podem se cadastrar gratuitamente pelo aplicativo Tem Trabalho ou nas unidades do IDT/Sine. O processo inclui entrevista e palestra explicativa sobre o trabalho autônomo, qualidade de atendimento e postura profissional.

No banco de talentos do IDT, há oportunidades em diversas áreas, como pedreiro, pintor, eletricista, marceneiro, cuidador de idosos e massagista.

Já quem deseja contratar um serviço pode fazê-lo pelo aplicativo Tem Trabalho, pelo WhatsApp (85) 98766-1853 ou pelo site www.idt.org.br. O instituto garante a seleção de profissionais verificados e qualificados para atender à demanda crescente no período.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir