O período de festas de fim de ano deve impulsionar o mercado de trabalho autônomo no Ceará, com previsão de 5.411 vagas, segundo o Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT/Sine). O aumento está ligado ao movimento sazonal do setor de serviços, típico dessa época do ano.
Entre os cargos mais demandados nos últimos anos estão funções como faxineira, cozinheira, passadeira e pedreiro. Também compõem a lista outras atividades que apoiam os preparativos para confraternizações e eventos de final de ano.
Raimundo Ângelo, presidente do IDT/Sine, ressalta que a sazonalidade influencia diretamente a geração dessas oportunidades. “O último quadrimestre do ano é tradicionalmente o de maior dinamismo no mercado. O pagamento do 13º salário, por exemplo, injeta mais recursos nas famílias e isso se traduz em um maior poder de compra, num aumento significativo nas solicitações de reparos e reformas em residências, além de serviços voltados para confraternizações e eventos de final de ano”, pontuou.

Dados do Sistema Empreende+ mostram que, no último trimestre de 2024, o IDT/Sine intermediou 5.006 serviços no estado, número que deve ser ultrapassado neste ano. Segundo Vladyson Viana, secretário do Trabalho, o momento evidencia políticas de geração de renda e a expansão da intermediação de autônomos no interior.
Cadastro para ofertas de serviço
Os profissionais interessados podem realizar o cadastro pelo aplicativo Tem Trabalho ou nas unidades do IDT/Sine. O procedimento inclui entrevista e palestra sobre trabalho autônomo, qualidade no serviço e postura profissional, com acompanhamento de técnicos especializados durante a execução das atividades.
O banco de talentos do IDT/Sine oferece funções diversas. Entre elas: pedreiro, pintor, bombeiro hidráulico, eletricista, marceneiro, massagista, cuidador de idosos e carpinteiro.
Contratação de serviços
Para contratar profissionais, o IDT/Sine disponibiliza o aplicativo Tem Trabalho, disponível para iOS e Android. Também é possível atendimento via WhatsApp (85) 9.8766-1853 ou pelo portal.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

