A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará deve zerar cirurgias eletivas até o fim de 2023

O governador em exercício, Evandro Leitão, realizou uma visita às instalações do Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza. Na oportunidade, foi divulgado o balanço da retomada das cirurgias eletivas, iniciada em fevereiro deste ano. De acordo com o chefe do Executivo, foram realizadas 38 mil das 68 mil cirurgias que estavam programadas na rede de Saúde.

Evandro Leitão comemorou o número alcançado, mas revelou que a intenção do Governo do Estado é zerar essa pendência até o final de 2023. “As cirurgias estavam represadas por conta da pandemia da Covid-19. Cinco meses depois [do início da retomada], já reduzimos para 30 mil. Ou seja, 38 mil cirurgias foram realizadas. Esperamos, com toda a rede pública, com toda a rede credenciada, zerar essa fila até o final do ano”, detalhou. 

Governador em exercício Evandro Leitão, juntamente com a secretária de Saúde Tânia Mara e demais autoridades, visita instalações do Hospital Leonardo da Vinci - (Foto: Reprodução/Internet)
Governador em exercício Evandro Leitão, juntamente com a secretária de Saúde Tânia Mara e demais autoridades, visita instalações do Hospital Leonardo da Vinci – (Foto: Reprodução/Internet)

 

Na visita ao equipamento, Evandro esteve acompanhado da secretária de Saúde, Tânia Mara, e de outras personalidades políticas do Estado para observar as instalações do hospital. Para a realização dessa leva de cirurgias, foram necessários R$170 milhões, investimento que conta com recursos dos governos do Estado e Federal. 

As cirurgias eletivas são caracterizadas por aqueles procedimentos programados e que não são de urgência. O Hospital Leonardo da Vinci realiza procedimentos cirúrgicos nas áreas de ortopedia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgias gerais, dentre outros. 

A secretária Tânia Mara aproveitou o momento para reforçar os canais pelos quais a população que aguarda a cirurgia pode consultar a sua situação. Segundo a titular da pasta, são mais de 16 mil pacientes com o cadastro inativo. “A gente tem trabalhado massivamente na divulgação do nosso contato (0800-280-5110). O cidadão que está na fila de espera pode ligar para atualizar seus dados, assim como utilizar o Ceará App. Lá ele vai ver sua posição e quanto tempo ele vai esperar para ser atendido”, explicou.

Ouça:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir