A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará é líder em transplantes de córnea e cresce em outras áreas

O Ceará se destaca como líder no ranking de transplantes de córnea, segundo o relatório mais recente do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT). Os dados são referentes ao período de janeiro a junho deste ano. Nesse período, o estado realizou 633 transplantes de córnea, o que corresponde a 144 procedimentos por milhão de habitantes.

De acordo com Eliana Barbosa, responsável pela Célula do Sistema Estadual de Transplantes (Cetra) da Secretaria de Saúde do Ceará, o estado atualmente conduz quase todos os tipos de transplantes sem a necessidade de encaminhar pacientes para outros estados. “A criação do Banco de Olhos do HGF em 2006, a realização de mutirões, o aumento dos números de centros transplantadores no Estado, as equipes dos hospitais notificadores e a implantação de novos bancos de olhos fazem parte dessa estratégia para mantermos esses bons índices”, explicou.

Ceará é líder em transplantes de córnea e cresce em outras áreas
Foto: Divulgação/Secretaria da Saúde do Ceará

O Ceará também se destaca nos transplantes de fígado, ocupando a segunda posição no Brasil em transplantes por milhão de habitantes. Já nos de coração, onde figura em terceiro lugar nacionalmente, liderando ambas as categorias na região Nordeste.

Em 2024, o estado registrou crescimento nos transplantes de rim, fígado e coração em comparação com 2023. Atualmente, o Ceará ocupa o 5º lugar no ranking nacional de doadores efetivos de órgãos, com 25 doadores por milhão de habitantes.

Segundo o Ministério da Saúde, a fila de espera para transplante de córnea no Ceará está praticamente zerada. Como informado por Eliana, “quem solicita um transplante de córnea pode realizar o procedimento em um mês, 15 dias ou até em menos tempo”. No Ceará, são realizados transplantes de rim, fígado, pulmão, pâncreas, coração, medula óssea, córnea e válvulas cardíacas.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir