PUBLICIDADE

Ceará é o 2º estado com mais crianças na linha da pobreza no país

Dados divulgados pelo estudo “Pobreza Multidimensional na Infância e Adolescência no Brasil”, feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com dados referentes aos anos de 2016 a 2022, mostra que o Ceará fica atrás do Maranhão entre as maiores porcentagens de meninos e meninas vivendo em uma casa na qual a renda familiar está abaixo da linha da pobreza, atualmente definida por uma renda familiar mínima mensal de R$ 541.

Saneamento é outra privação pela qual passam as crianças e os adolescentes do Ceará. Quase metade desta população, o que significa pouco mais de um milhão de pessoas, têm privação intermediária de saneamento básico, pois dividem o banheiro com pessoas de fora do domicílio. Outros 139 mil vivem com privação extrema no Estado, sem banheiro em casa e com esgoto a céu aberto.

É nesta dimensão que se acentua os contrates regionais do Brasil. Os 13 estados com a maiores porcentagens de privação extrema do direito à renda são do Norte e do Nordeste. Enquanto no Maranhão 22,45% dos jovens até 17 anos vivem em casa nesta condição, em Santa Catarina é 1,91%.

Foram considerados os direitos fundamentais nas dimensões de educação, saneamento, água, alimentação, informação e renda. Neste último, o Ceará ocupa lugar de destaque no ranking brasileiro.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir