PUBLICIDADE

Ceará é o Estado com mais representantes na fase de mata-mata da Copa do Nordeste

 

Foto: Kid Júnior / SVM – Thiago Gadelha/SVM

Neste final de semana começa a fase de mata-mata da Copa do Nordeste e o Estado do Ceará é o que tem mais representantes. Os três grandes: Ceará, Fortaleza e Ferroviário continuam na disputa e na mesma chave.

As disputas começam neste sábado (25). Fortaleza e Ferroviário se enfrentam e com isso, um cearense estará nas semifinais. No domingo (26), o Ceará entra em campo para enfrentar o Sergipe, às 18 horas. As duas partidas acontecem no Castelão.

Fortaleza e Feroviário

O Fortaleza, favorito na Copa do Nordeste desde o início da competição, tropeçou na fase de grupos e perdeu a primeira posição do Grupo, tendo sido ultrapassado pelo Sport. Perdeu para ABC e Ceará e pelo meio do caminho perdeu também a vaga na Fase de Grupos da Libertadores, indo disputar a Copa Sul-Americana. Mas nem por isso, o Leão deixou de ser o favorito para levantar a Orelhuda pela terceira vez.

E o técnico Juan Pablo Vojvoda sabe da importância desta conquista para o Fortaleza. Já garante uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2024 e vai consolidar o Leão, cada vez mais, como a principal equipe da Região, que não entra nas competições que disputa apenas para ser um coadjuvante. Consolida inclusive o trabalho dele a frente do Clube.

O adversário é o Ferroviário que já registra a sua melhor participação no novo formato da Copa do Nordeste. O Tubarão, começou empolgando e perdeu a invencibilidade na competição apenas no último jogo, quando já estava classificado. O time de Paulinho Kobayashi fez uma campanha empolgante: surpreendendo grandes da Região como Ceará, Bahia, Santa Cruz. Chegou às semifinais do Cearense mas não resistiu ao Fortaleza.

O Ferroviário se caracterizou por uma transição rápida entre o meio campo e o ataque. Quando chegava à área adversária assustava. Mas quando pegou equipes mais qualificadas e tomou um gol se desestruturou. Foi o que aconteceu na disputa da Copa do Brasil, quando foi eliminado pelo Grêmio, embora tenha conseguido segurar os gaúchos quase um tempo inteiro, mas sucumbiu quando tomou no primeiro gol.

Contra o Fortaleza, o Peixe começou indo para cima, mas sofreu o primeiro gol de contra ataque e depois abriu a porteira.

No primeiro jogo das semifinais do Cearense, quando Ferroviário e Fortaleza empataram em 1 a 1, o Peixe saiu na frente. Segurou o Leão até perto dos acréscimos, mas sofreu o empate. No quesito defesa, o Ferrão precisa se reforçar.

Agora, ambos se encontram novamente. O jogo é único e sem vantagem para ninguém. Empate leva o confronto para os pênaltis e quem errar não vai ser perdoado.

Ceará x Sergipe

No domingo, Ceará e Sergipe fazem o outro jogo da mesma chave. O Ceará joga sem Victor Gabriel punido pelo STJD pela expulsão na partida contra o Sport pela Copa do Nordeste. A base deve ser a mesma.

Ainda assim, o técnico Gustavo Morínigo tem uma equipe mais  qualificada e que pode passar por esta fase sem sustos, respeitando o adversário.O Ceará terminou em primeiro no Grupo B e o Sergipe em quatro.

O Sergipe fez uma campanha em que alterou altos e baixos e contou com tropeços de adversários para se classificar. Na última rodada, perdeu a terceira posição para o Náutico e foi beneficiado com a vitória do Fortaleza diante do Santa Cruz.

Mesmo parecendo ser um franco atirador, o Sergipe não tem nada a perder. Deve querer surpreender o Ceará e tentar colocar a torcida contra o time.

Por ser mata-mata, os adversários não podem errar e nada melhor que confirmar a superioridade com bola na rede. O Ceará precisa ir para cima e se impor jogando em casa.

Mais uma vez, o Ceará vai contar com apoio da torcida para enfrentar o Sergipe e tentar voltar às semifinais da Lampions League. No ano passado, o Vozão foi eliminado pelo CRB nos pênaltis.

Uma semifinal cearense

Se o Ceará vencer o Sergipe, é 100% de chance de ter um  cearense na final. O adversário sai do vencedor de Fortaleza e Ferroviário.

Ceará e Fortaleza jogaram a semifinal de 2020 e o Ceará levou a melhor. Na sequência venceu o Bahia e foi campeão.

Em 2013, 2019, 2021 e 2022 houve a expectativa de uma final entre Ceará e Fortaleza frustrada.

Outra chave

Sport x CRB, ABC x Náutico são os confrontos da outra chave. A melhor campanha da primeira fase foi do Sport, mas os pontos continuam contando nas demais fases.

Lembrando que quartas de final e semifinal são decididas em jogo único. A final acontece em dois jogos, tendo o mando de campo no segundo confronto a equipe com maior somatório de pontos em toda a competição.

Caso o Sport se classifique após uma disputa de pênaltis em qualquer das fases, pode ser ultrapassado por Fortaleza ou Ceará que estão do outro lado. Se o Sport for eliminado em qualquer uma das próximas fase e Ceará ou Fortaleza chegar à final, a equipe cearense terá o direito de fazer a segunda partida em casa.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir