A 6ª edição do levantamento “Retratos da Leitura no Brasil”, divulgado nesta quarta-feira (18), mostrou que o Ceará é no Nordeste o estado em que 54% dos entrevistados leram ao menos um livro nos últimos três meses, o que o deixa também acima da média nacional, onde a pesquisa apontou que 47% dos entrevistados leram nos últimos três meses.
A região Nordeste em si teve uma queda de cinco pontos percentuais na proporção de leitores quando se comparado à pesquisa anterior, mas o Ceará manteve um bom índice de leitura. A pesquisa contempla a leitura tanto de livros impressos como digitais, sem a restrição de gêneros, no que inclui livros didáticos, bíblia e religiosos. Mas a constatação é que o Brasil tem lido menos.
“Na Região Nordeste, o único estado que manteve uma proporção de maioria de leitores foi o Ceará, em que 54% da população leu total ou parcialmente pelo menos um livro nos últimos três meses”. [Retratos da Leitura no Brasil]
Quando se compara a proporção de leitores em todos os 27 estados do Brasil, o Ceará fica atrás apenas de Santa Catarina — que tem 64% de entrevistados que leram nos últimos três meses, e se destaca ainda mais na região pelos maiores índices de leitura de livros que são indicados pela escola, alcançando 1,5 milhão de pessoas (17%), e ainda fica em primeiro lugar na região quanto à proporção de pessoas que escolheram ler livros de literatura por vontade própria, alcançando 49% dos entrevistados.
A pesquisa “Retratos da Leitura” foi feita pelo Instituto Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) e ouviu 5.504 entrevistados durante visitas domiciliares em 208 municípios entre 30 de abril e 31 de julho de 2024.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.