Segundo o Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, o estado do Ceará é o primeiro colocado no ranking de alfabetização no Brasil durante o ano de 2023, no qual registrou 85% de crianças alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.
O dado foi revelado por Camilo Santana, ministro da Educação, durante reunião do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nesta terça-feira (28). Além disso, foi exposto que o Estado está seguido por Paraná, com um índice de alfabetização de 73%, depois Espirito Santo, com 68%, Goiás, com 67%, e Rondônia, com 65%.
O relatório ainda revela que Ceará aumentou quase em duas vezes a quantidade de crianças alfabetizadas durante 2023, quando comparado avaliação feita pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), no decorrer do ano de 2021, que registrou 45% da alfabetização durante o período correto.
O programa Criança Alfabetizada tem como objetivo fazer com que todos os estudantes do país Brasil estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o processo de de alfabetização infantil no Brasil começa no 1º ano do ensino fundamental, período em que a criança tem por volta de 6 anos, e é finalizado, justamente, no 2º ano do ensino fundamental.
Todos os municípios do Ceará aderiram ao programa, fazendo com que mais de R$ 1 bilhão fosse investido, beneficiando 2.711 escolas participantes e mais 205 mil estudantes acompanhados.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC