Segundo levantamento da Associação Mensa Brasil, o Ceará possui 46 pessoas consideradas superinteligentes, fazendo com que seja o segundo estado do Nordeste com o maior quantidade de indivíduos. O Estado ficas atrás somente da Bahia, que possui 134 pessoas superinteligentes.
Uma pessoa é chamada de superinteligentes, ou também conhecida como “superdotados”, quando possui um Quociente Intelectual (QI) maior que 98% da população em geral, que é constatado através de teste referendado de inteligência. A pesquisa detalha que, além de Bahia e Ceará, os outros estados com maior quantidade pessoas desse porte são Pernambuco, com 45 indivíduos, seguido por Rio grande do Norte, possuindo 28 pessoas, e Paraíba , com 27 superinteligentes.
Estados do Nordeste com pessoas superinteligentes:
- Bahia (134)
- Ceará (46)
- Pernambuco (45)
- Rio grande do Norte (28)
- Paraíba (27)
Entre todos os superdotados em território cearense, 37 são são do sexo masculino e nove são do sexo feminino. Já em relação a idade de cada um, varia de 4 a 58 anos, sendo que 17 são crianças, o que corresponde a 36% de todos.
No que condiz a todo o Brasil, o levantamento da Associação Mensa Brasil afirma que há aproximadamente quatro mil superinteligentes. As três unidades federativas que mais possuem indivíduos desse porte são São Paulo (1700), Rio de Janeiro (423) e Minas Gerais (322). Já o Ceará ocupa a 11ª posição do ranking nacional.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC