Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de próstata é o mais incidente entre os homens em todas as regiões do país, exceto os tumores de pele não melanoma. A estimativa é de 71.730 novos casos por ano no Brasil entre 2023 e 2025, sendo 3.120 no Ceará. Segundo o Ministério da Saúde, 17.093 homens morreram em 2023 em decorrência do câncer de próstata, o que representa 47 óbitos por dia. Com isso, a doença é a segunda principal causa de morte por câncer na população masculina.
Quando identificado em fase inicial, o índice de cura pode alcançar 90% a 95%. Entre os fatores de risco estão idade, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e histórico familiar. Conforme o urologista Gabriel Oliveira, da Rede ICC, o diagnóstico precoce é determinante para o controle da doença.
“É fundamental buscar o diagnóstico e o tratamento adequado o quanto antes. Entre os tratamentos disponíveis, a prostatectomia robótica tem se destacado como técnica padrão, sendo mais benéfica, segura e eficaz”, explicou.

Pioneirismo
Desde outubro de 2024, a Rede ICC Ceará oferece o procedimento de prostatectomia robótica a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição foi a primeira do Norte e Nordeste a disponibilizar a técnica. O método utiliza o sistema robótico Da Vinci Surgical System, também empregado em cirurgias urológicas, ginecológicas, torácicas, de cabeça e pescoço e abdominais.
A cirurgia robótica é considerada menos invasiva e possibilita maior precisão no procedimento, com menor sangramento, redução do tempo de internação e melhores resultados funcionais. Por exemplo, a preservação da continência urinária e da função sexual.
Em 30 de setembro de 2025, o Ministério da Saúde publicou portaria que incorporou ao SUS a prostatectomia radical robô-assistida para o tratamento de pacientes com câncer de próstata localizado ou localmente avançado. A decisão foi tomada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Sectics).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


