A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará é um dos cinco estados que apresentam aumento na incidência de dengue

Segundo o Ministério da Saúde (MS), o Ceará é um dos cinco estados do Brasil que apresentam alta na incidência de dengue, ao lado de Mato Grosso, Pará, Sergipe e  Tocantins.

Além disso, o órgão federal revela que todos os outros estados brasileiros demostram tendência de queda ou de estabilidade na incidência de dengue. O país, no total, está com dois mil óbitos registrados pela doença transmitida pelo Aedes aegypti, fora 4,1 milhões de casos prováveis, sendo 44,7 mil desses considerados graves.

Ethel Maciel, secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, comentou em entrevista coletiva que a inauguração da Biofábrica Wolbachia, em Belo Horizonte (MG), irá possibilitar a prática de um método que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, impossibilitando que os vírus da dengue, Zika e chikungunya se desenvolvam no inseto, evitando assim a transmissão de ambas doenças.

Ademais, é importante lembrar que o Brasil tem uma estratégia de vacinação contra a dengue. No Estado já foram distribuídas 42 mil doses do imunizante, e o processo de imunização ocorre a partir do próximo dia 13 de maio, focando em 25% do público-alvo, que é jovens de 10 a 14 anos nos municípios de Fortaleza, Aquiraz, Eusébio e Itaitinga.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir