Após três anos, o Estado do Ceará encerrou a situação de emergência criada pela pandemia de Covid-19 em decisão publicada no Diário Oficial do estado na última quarta-feira (07). O início da pandemia no estado foi marcado no dia 16 de março de 2020. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (7).
A publicação determinou que não é mais necessário usar máscara em unidades de saúde. Após reunião de um comitê estratégico estratégico com especialistas, os dados positivos da doença registrados no estado nas últimas semanas foram determinantes para a decisão.
Durante a pandemia, o Ceará teve 1.471.592 casos confirmados de Covid-19, dos quais 28.191 não resistiram à doença e morreram, de acordo com o IntegraSus. A recomendação do uso de máscara permanece apenas apenas para pacientes sintomáticos, idosos ou com comorbidades que acessem equipamentos de saúde.
O monitoramento dos dados epidemiológicos e assistenciais para o acompanhamento da Covid-19, continua sendo feito pela Secretaria de Saúde (Sesa) e pelos órgãos municipais competentes.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.