
O Ceará segue enfrentando uma onda de calor, com temperaturas elevadas desde o último domingo (23). Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essa condição deve persistir até a próxima terça-feira (25), afetando principalmente municípios da Faixa Litorânea e do Centro-Sul do estado.
A previsão indica que as temperaturas podem ficar cerca de 1ºC acima da normalidade, podendo variar entre 2ºC e 3ºC em algumas regiões. Além disso, a estabilidade atmosférica predomina, reduzindo a ocorrência de chuvas.
O meteorologista da Funceme, Lucas Fumagalli, explica que a principal rezão para essa onde de calor é o afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), sistema responsável pelas chuvas nesta época do ano.
“Esse predomínio do tempo mais estável é por conta do afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas nessa época do ano. Ela está localizada agora a cerca de 2°N e 3°N, distante do estado, favorecendo esse aumento do predomínio do tempo estável”, explica o meteorologista.
Com a ZCIT mais afastada do Ceará, há menor formação de nuvens carregadas e, consequentemente, um predomínio de tempo seco e temperaturas mais elevadas.
Previsão do tempo para os próximos dias
Segunda-feira (24):
- Chuvas isoladas na Ibiapaba, Litoral Norte e norte do Sertão Central e Inhamuns.
- Fortaleza e Região Metropolitana devem registrar tempo seco, com poucas nuvens e aumento das temperaturas.
Terça-feira (25):
- Possibilidade de chuvas isoladas em algumas regiões, mas predomínio de tempo seco.
- Temperaturas podem variar entre 31°C e 33°C, com ventos moderados entre 10 km/h e 25 km/h.
As regiões mais afetadas pelo calor intenso devem ser o Litoral de Fortaleza, litoral da Jaguaribana, Cariri e Centro-Sul do Sertão Central e Inhamuns, onde as temperaturas podem ficar acima da média para o período.
Diante desse cenário, especialistas recomendam hidratação constante e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes, especialmente no início da tarde.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC