PUBLICIDADE

Ceará entra em alerta por aumento de casos graves de gripe

O Ceará está em estado de atenção diante do aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Segundo o mais recente Boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o estado apresenta tendência de crescimento nas hospitalizações por SRAG, tanto no curto quanto no longo prazo.

O levantamento, que corresponde à Semana Epidemiológica 19 (de 4 a 10 de maio), mostra um avanço dos casos de influenza A em várias regiões do Brasil. Ao todo, 15 estados registraram níveis de alerta, risco ou alto risco para a síndrome, com tendência de alta prolongada. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Ceará entra em alerta por aumento de casos graves de gripe
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Até o momento, neste ano, o país já contabiliza 56.749 casos de SRAG. Desses, 46,5% (26.415) tiveram confirmação laboratorial de algum vírus respiratório, enquanto 38,5% (21.863) testaram negativo. Outros 4.916 casos (8,7%) ainda aguardam resultado de exames.

O boletim também destaca um dado sobre a mortalidade. Entre os idosos, a influenza A lidera como causa de morte por SRAG, seguida pela Covid-19. Já entre as crianças pequenas, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal responsável, seguido pelo rinovírus e pela própria influenza A. Segundo o documento, a mortalidade por SRAG nas crianças pequenas se aproxima daquela observada nos idosos.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir