O Ceará iniciou nesta semana as operações do seu Polo Automotivo, a primeira planta multimarcas do Brasil. A General Motors (GM) será a primeira fabricante a produzir no complexo, na Região Metropolitana de Fortaleza.
“O Ceará passará a produzir o primeiro modelo de carro 100% elétrico, no Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte, a primeira planta multimarcas do Brasil. O Chevrolet Spark EUV, que será fabricado pela General Motors (GM), reforça o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, anunciou o governador Elmano de Freitas (PT).
A montagem dos primeiros veículos será feita com peças importadas, dando início à produção nacional de carros elétricos. Segundo Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), a chegada do veículo deve aumentar a competitividade de preços.

“Vai estimular a formação de uma cadeia regional de fornecedores peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos. O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”, comentou.
Além de veículos elétricos, o polo terá capacidade para produzir modelos híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. Localizado em Horizonte, o complexo foi anunciado em agosto de 2024 e é gerenciado pela Adece, com a Comexport como acionista da PACE, âncora do projeto. A empresa já atua no Brasil com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.
A primeira fase do polo terá investimento de R$ 400 milhões, capacidade para 80 mil veículos por ano. O previsto é que até nove mil empregos de alta qualificação no Ceará sejam gerados.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.