PUBLICIDADE

Ceará inicia produção de carros elétricos na primeira planta multimarcas do Brasil

O Ceará iniciou nesta semana as operações do seu Polo Automotivo, a primeira planta multimarcas do Brasil. A General Motors (GM) será a primeira fabricante a produzir no complexo, na Região Metropolitana de Fortaleza.

“O Ceará passará a produzir o primeiro modelo de carro 100% elétrico, no Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte, a primeira planta multimarcas do Brasil. O Chevrolet Spark EUV, que será fabricado pela General Motors (GM), reforça o nosso compromisso com a mobilidade sustentável”, anunciou o governador Elmano de Freitas (PT).

A montagem dos primeiros veículos será feita com peças importadas, dando início à produção nacional de carros elétricos. Segundo Danilo Serpa, presidente da Agência de Desenvolvimento do Ceará (Adece), a chegada do veículo deve aumentar a competitividade de preços.

Ceará inicia produção de carros elétricos na primeira planta multimarcas do Brasil
Foto: Divulgação

“Vai estimular a formação de uma cadeia regional de fornecedores peças, baterias, softwares, componentes elétricos e híbridos. O impacto esperado, além de econômico, será tecnológico, com atração de centros de pesquisa e startups ligadas à mobilidade inteligente, fortalecendo o ecossistema local de inovação”, comentou.

Além de veículos elétricos, o polo terá capacidade para produzir modelos híbridos e conta com incentivos fiscais do programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do Governo Federal. Localizado em Horizonte, o complexo foi anunciado em agosto de 2024 e é gerenciado pela Adece, com a Comexport como acionista da PACE, âncora do projeto. A empresa já atua no Brasil com marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault, Ford, Volvo, GM, Toyota, Higer, Chery, Volkswagen e Porsche.

A primeira fase do polo terá investimento de R$ 400 milhões, capacidade para 80 mil veículos por ano. O previsto é que até nove mil empregos de alta qualificação no Ceará sejam gerados.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir