PUBLICIDADE

Ceará instala referência primária de tempo com relógio atômico de césio

Nesta segunda-feira (1º/12), o Observatório Nacional (ON), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, deu início à instalação de uma referência primária de tempo baseada em relógio atômico de césio no datacenter da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). A estrutura foi escolhida por abrigar o segundo maior ponto de troca de tráfego de dados do País, ficando atrás apenas de um núcleo localizado em São Paulo, conforme destacou o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo.

Com a nova tecnologia, a já conhecida noção de “precisão britânica” poderá ser substituída por “precisão cearense”, graças ao relógio de césio que distribuirá às redes conectadas à internet no Estado a hora oficial com exatidão. A iniciativa é fruto de uma cooperação entre Etice, Observatório Nacional e IX.br (Brasil Internet Exchange), representado por Antônio Moreiras e ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Ceará instala referência primária de tempo com relógio atômico de césio
Foto: Ascom Etice

A previsão é que o processo seja concluído até esta quinta-feira, segundo o chefe da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira do ON, Ricardo José de Carvalho. Ele e o técnico Paulo Guerra vieram ao Ceará para conduzir a instalação dos equipamentos, acompanhados por Ícaro Assis, responsável pelo datacenter da Etice. Este é o primeiro serviço do tipo em operação no Nordeste, reforçando a posição do Estado no avanço digital.

“Esta é mais uma etapa concreta de fortalecimento da infraestrutura digital crítica brasileira, reduzindo vulnerabilidades externas e aumentando a competitividade do ecossistema nacional de internet”, pontuou Hugo.

Como funciona?

De funcionamento autônomo e com precisão superior à do GPS, o equipamento dispensa dependência de satélites estrangeiros e fortalece a soberania em aplicações sensíveis. Transações financeiras, operações comerciais, redes 5G, sistemas de blockchain e demais serviços críticos passam a contar com maior segurança e confiabilidade. A distribuição do horário será gratuita às redes conectadas ao IX.br Fortaleza por meio do endereço ntp.ce.ix.br, que entrará no ar em breve, operando com redundância junto aos demais nós do NTP.br.

Já a infraestrutura de apoio ao projeto é executada pelo NIC.br, responsável pelos 59 Pontos de Troca de Tráfego (PTT) brasileiros. Agora, Fortaleza, um dos maiores hubs de conectividade da América Latina, se torna o primeiro do Nordeste a receber um servidor Stratum-1 controlado diretamente pelo padrão de césio do Observatório Nacional.

Ceará instala referência primária de tempo com relógio atômico de césio
Foto: Ascom Etice

Com esse avanço, o Ceará passa a gerar a hora legal com precisão equivalente à de laboratórios metrológicos nacionais, com erro inferior a 1 nanossegundo por dia. O resultado impacta setores como bancos, bolsas de valores, certificação digital, telecomunicações e qualquer serviço que demande carimbo temporal seguro e auditável, imune a falhas de GNSS.

A ação integra o Projeto Tempo Brasil, que prevê a implantação de referência primária de tempo nos principais datacenters do País. A meta é colocar o Brasil entre as nações que operam rede soberana de tempo em nível primário, ampliando autonomia estratégica e tecnológica.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir