PUBLICIDADE

Ceará introduz telessaúde para prevenção e combate ao HIV

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) lançou um serviço de Telessaúde para facilitar o acesso à profilaxia pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP). Agora, qualquer pessoa pode solicitar os medicamentos necessários por meio de uma teleconsulta, agendada pelo portal Saúde Digital ou pelo aplicativo Ceará App.

Após a consulta com um médico, o paciente receberá a recomendação sobre o uso de PrEP ou PEP. Este serviço faz parte das ações do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização sobre o HIV, aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Ceará introduz telessaúde para prevenção e combate ao HIV
Foto: Kelly Garcia

A PrEP é indicada para quem apresenta maior risco de contrair o HIV e deve ser iniciada antes da relação sexual, enquanto a PEP deve ser tomada após a ocorrência de uma relação sexual de risco. Os medicamentos podem ser retirados em farmácias específicas, como as do Hospital São José e da Unichristus, em Fortaleza, além dos Serviços de Atenção em Saúde para Pessoas Vivendo com HIV/aids (SAEs), que atendem 21 municípios do interior cearense.

O atendimento será realizado por médicos plantonistas online, de segunda a sexta-feira, das 17h às 23h. Qualquer pessoa maior de 18 anos pode solicitar a consulta a qualquer momento, e, após o agendamento, será enviado um link para a consulta online.

Além da teleconsulta, o aplicativo também permite que o usuário envie resultados de testes rápidos de HIV e hepatites ou solicite um autoteste de HIV. É importante lembrar que as profilaxias são indicadas apenas para pessoas com sorologia negativa para o HIV. Caso o teste seja positivo, o paciente será encaminhado para tratamento.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir