O governador Elmano de Freitas assinou, nesta quarta-feira (09/07), a ordem de serviço para a construção de nove escolas em municípios do Ceará. A ação faz parte do plano do governo para universalizar o ensino em tempo integral na rede pública estadual até 2026.
Ao todo, serão sete escolas de ensino médio em tempo integral e duas profissionalizantes, beneficiando 5.220 estudantes. O investimento total é de R$ 94,8 milhões, conforme anunciado no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

O gestor destacou que as novas escolas terão padrão comparável ao privado e ressaltou a importância dos professores. “Sei que a nossa educação será melhor com valorização dos nossos profissionais, com concursos, mais bolsas, mais centros de pesquisas, centros de idiomas. Tudo isso só é possível em parceria com as prefeituras. Estamos constituindo a geração mais culta e mais educada na história do Ceará”, pontuou.
As cidades contempladas com escolas de ensino médio em tempo integral são Acopiara, Icó, Itarema, Maracanaú, Massapê, Paracuru e Pentecoste. As escolas profissionalizantes serão instaladas em Cascavel e Pacajus.
Até 2026, o governo planeja construir 138 novas escolas para atingir a universalização do ensino em tempo integral, com investimento estimado em R$ 1,52 bilhão. Neste ano de 2025, já foram autorizadas 65 ordens de serviço. Atualmente, o Ceará possui 531 escolas em tempo integral, atendendo 184.304 alunos em diversas modalidades.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.