A partir desta quarta-feira (12), a população do Ceará terá acesso ao E-Denúncias, plataforma online para envio de informações sigilosas. A ferramenta tem como objetivo facilitar o envio de denúncias pela população através de celulares, tablets e computadores, ajudando nas investigações da Polícia Civil e Militar do estado.
Coordenador de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS), Nelson Pimentel, afirma que o objetivo da plataforma é oferecer mais um meio de comunicação para o recebimento de denúncias anônimas. “A ideia é que o cidadão possa usar o próprio celular para acessar o site e enviar informações. Isso torna tudo mais prático e garante que o denunciante se sinta seguro sobre o sigilo de suas denúncias”, disse o coordenador.
Na página inicial do E-Denúncias, o usuário encontra 15 tipos de crimes pré-cadastrados, como homicídios, violência contra a mulher, corrupção e outros. Há também um campo para crimes que não estejam listados.
Se o crime estiver acontecendo no momento da denúncia, o site orienta o usuário a ligar para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), que enviará uma viatura. Se o crime já aconteceu, o usuário pode registrar a denúncia no site, incluindo detalhes como data e local, sem precisar se identificar. Também é possível anexar documentos que possam ajudar nas investigações.
Cada denúncia é tratada de forma independente, e após receber as informações, o Disque-Denúncia faz uma análise preliminar e encaminha os dados para as forças de segurança.
Além do site, as denúncias também podem ser enviadas por mensagem, áudio, vídeo e fotografia pelos números 181 ou (85) 3101-0181 (WhatsApp). Todas as denúncias são verificadas e um trabalho integrado de inteligência é iniciado. Esses canais funcionam 24 horas por dia e garantem total anonimato ao denunciante.
O Disque-Denúncia, entre janeiro e abril de 2024, houve um aumento de 46% no número de ligações recebidas, totalizando 4.026 chamadas, comparado a 2.761 no mesmo período de 2023. Em 2023, o serviço registrou um crescimento de 27,9% nas denúncias, com 7.127 chamadas, em comparação com 5.569 em 2022.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC