A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará lança painel para monitorar crimes contra povos indígenas

Foi lançado nesta quinta-feira (12/09), o Painel Dinâmico de Monitoramento de Crimes contra os Povos Indígenas do Ceará. A iniciativa é fruto da colaboração entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), com o apoio da Secretaria dos Povos Indígenas do Ceará (Sepince). O painel é resultado de um Termo de Cooperação firmado em julho de 2023, com o objetivo de reforçar a proteção e os direitos das comunidades indígenas.

Juliana Alves, secretária da Sepince, destacou que a nova ferramenta permite uma coleta mais eficaz de dados sobre crimes. “A partir do momento que conseguimos ter esse monitoramento, conseguimos trabalhar estratégias para evitar a insegurança desses povos. Com esse painel vamos conseguir fazer com que essa política da segurança aconteça”, comentou. Ainda conforme a secretária, outras iniciativas previstas no Termo de Cooperação serão implementadas gradualmente.

Ceará lança painel para monitorar crimes contra povos indígenas
Foto: Divulgação/Supesp

Denúncias podem ser realizadas pelo número 190, com o acionamento imediato da Polícia Militar. A partir dessa ação, será possível desenvolver políticas públicas mais eficazes e ajustadas para assegurar a segurança e a justiça para as comunidades indígenas do Ceará.

Segundo Roberto Sá, titular da SSPDS, a ferramenta abrangerá todo o território estadual, independentemente do número de áreas indígenas reconhecidas. Ele acrescentou que os dados serão coletados por município, o que facilitará a atuação conjunta das autoridades de segurança pública.

O secretário garantiu que a SSPDS continuará à disposição das entidades indígenas, da Justiça Federal, do Ministério Público Federal e da Polícia Federal para contribuir da forma necessária, respeitando as competências de cada órgão. A nova ferramenta está disponível no site da Supesp e oferece monitoramento em tempo real de crimes contra povos indígenas, utilizando dados atualizados do Sistema de Informações Policiais (SIP) da Polícia Civil do Ceará.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir