PUBLICIDADE

Ceará lança plano para ter ensino em tempo integral em todas as escolas do estado

O Ceará lançou nesta sexta-feira, 16 o Plano de Universalização do Tempo Integral Rede Pública de Ensino, a ação busca instituir o modelo de forma gradativa, a partir das turmas de 9º ano, já em 2023 pelo plano, 326 unidades escolares de ensino médio serão reformadas ou construídas até 2026.

O novo modelo de ensino aumenta o tempo escolar e amplia as oportunidades de aprendizagem que favorecem o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais, além do protagonismo estudantil por meio de escolhas de componentes curriculares eletivos.

A proposta visa a universalização do ensino. Foto: Helene Santos

O projeto enviado à Assembleia Legislativa define estratégias para fortalecer a colaboração entre estado e municípios. A medida propõe fornecer apoio técnico, pedagógico e financeiro para implementar a jornada pedagógica ampliada — que favorecerá a aprendizagem com equidade.

O modelo integral já cobre 60% das escolas da rede estadual de ensino, com atividades nos dois turnos e até três refeições diárias.

De acordo com o governo do estado o programa foi reforçado em razão do contexto da pandemia de Covid-19, com ações de recomposição de aprendizagens — o Pacto pela Aprendizagem —, que seguirá até 2024. Desde 2021, o pacto já teve investimento de R$ 130 milhões, atingindo 6.062 escolas municipais em todos os municípios cearenses.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do FacebookInstagram Youtube.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir