A Notícia do Ceará
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Ceará leva maior quantidade de medalhas em Olimpíada de Matemática da Unicamp

 

Durante a 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), o Ceará foi estado com maior número de equipes vencedores, sendo 16. Neste edição da competição, foram 2,8 mil equipes competindo, no qual São Paulo foi a unidade federativa com número de grupos, com 1.501. Enquanto isso, o Estado enviou 228 equipes, sendo que 44 delas foram para a etapa final.

As equipes da OMU são formadas por três estudantes e um professor de turmas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e de todos os anos do Ensino Médio, tanto de escolas privadas quanto públicas. A olimpíada tem duas fases online e uma presencial, no qual acontece na Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo. As provas da competição abordam raciocínio lógico, função logarítmica, equação e geometria.

Veja quem foram os maiores vencedores da 40ª Olimpíada de Matemática da Unicamp :

  1. Ceará, 16 medalhas
  2. São Paulo, 15 medalhas
  3. Minas Gerais, 8 medalhas
  4. Pernambuco, 5 medalhas
  5. Rio de Janeiro, 3 de medalhas
  6. Espirito Santo, Goiás e Pará, todos com 2 medalhas.

Aqueles que conquistaram medalhas na prova individual tem o direito de participar do edital de “Vagas Olímpicas” da Unicamp para se tornarem estudantes da Universidade. Caso passem no exame, podem ingressar em algum dos cursos a seguir:

  • Engenharia Física
  • Física Médica
  • Física
  • Matemática
  • Matemática Aplicada e Computacional
  • Matemática (Licenciatura)
  • Física (Licenciatura)
  • Engenharia de Transportes
  • Estudos Literários
  • Farmácia

Todas as provas da OMU precisam ser manuscritos ou feitos com uso de mesas digitalizadoras, fora que são dissertativas, portanto, é necessário que as equipes argumentem e justifiquem suas respostas, apresentando o feito na resolução. Sendo assim, a maneira como é argumentado também é um dos critérios a ser analisado. Durante a resolução, a equipe deve conversar entre si para resolução das questões e é permitida a consulta bibliográfica, sendo necessário citar explicitamente as referências para evitar casos de plágio.

Enquanto isso, os professores ficam responsáveis em orientar as equipes ao longo da competição, ajudando com as formações e na organização da dinâmica de trabalho das equipes. No entanto, não é permitido que contribuam na resolução das provas.

 

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