PUBLICIDADE

Ceará lidera cobertura de 5G no Nordeste dois anos após ativação

Dois anos após a ativação do 5G, o Ceará se destaca como o estado com a maior cobertura dessa tecnologia no Nordeste. Fortaleza, foi a primeira cidade cearense a ser conectada, em 5 de setembro de 2022, e atualmente 86 dos 184 municípios já possuem antenas 5G instaladas. O número representa 46,7% das cidades. Além disso, o estado conta com 1.703 antenas em operação, o maior número da região.

A expansão do 5G no Ceará foi facilitada pelo modelo de leilão focado em investimentos, o que possibilitou a rápida instalação de infraestrutura. A liberação da faixa de 3,5 GHz, essencial para a transmissão do 5G, também contribuiu para o crescimento.

Ceará lidera cobertura de 5G no Nordeste dois anos após ativação
Foto: Reprodução

Fortaleza possui cobertura total em todos os bairros e nas demais cidades o sinal está concentrado principalmente nas áreas centrais. Em relação ao número de chips 5G ativos, o Ceará ocupa a terceira posição nacional, com 850.126 dispositivos conectados, o que representa uma média de um chip por habitante.

Apesar dos avanços, desafios ainda persistem, especialmente relacionados à legislação para instalação de novas antenas. Apenas três cidades cearenses — Fortaleza, Caucaia e Sobral — possuem leis específicas para regulamentar essa infraestrutura, o que pode limitar a expansão da tecnologia no futuro.

Por fim, o 5G no Ceará, além de atender aos consumidores, está começando a impactar o setor corporativo. Redes privadas 5G, voltadas para o uso exclusivo de empresas, têm potencial para expandir, principalmente em áreas como indústria e agronegócio, impulsionando ainda mais o desenvolvimento tecnológico do estado.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir