A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará lidera geração de empregos no setor da moda no Norte e Nordeste

Um recente estudo sobre o setor da moda no Ceará revelou dados que consolidam a região como um dos principais polos de emprego e produção no Brasil. O levantamento, conduzido pelo Centro de Inteligência do Sistema Fecomércio Ceará em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC), destaca a robustez econômica e o potencial de crescimento desse segmento.

Com cerca de 149 mil postos de trabalho diretos e 74,7 mil empresas ativas, o Ceará se destaca como o quinto estado brasileiro que mais emprega no segmento da moda. Além disso, o estado é o líder absoluto nas regiões Norte e Nordeste.

Ceará lidera geração de empregos no setor da moda no Norte e Nordeste
Foto: Reprodução/Moda de Departamento

O estudo aponta que o Ceará possui uma grande variedade de atividades relacionadas à moda, abrangendo 64 CNAE’s (Cadastro Nacional de Atividade Econômica), o que representa aproximadamente 12% do total de empresas ativas no estado. Desde os ciclos econômicos históricos baseados no couro e no algodão, o Ceará demonstra uma vocação para o mercado da moda, abrangendo os segmentos têxtil, confecções e calçados.

Além do crescimento, o estudo também revela informações importantes sobre o perfil dos trabalhadores do setor da moda no Ceará. Com um total de 149 mil pessoas empregadas, correspondendo a 9,74% da mão de obra formal do estado, a maioria desses trabalhadores possui escolaridade de Ensino Médio completo, seguida pelo Ensino Fundamental completo. O setor industrial é o maior empregador, embora seja o setor de serviços que pague a melhor hora trabalhada.

No âmbito da exportação, o Ceará se destaca como um importante player global, tendo exportado US$ 268 milhões em 2023, com um saldo positivo de US$ 235,8 milhões. Os principais destinos das exportações cearenses são a Argentina e os Estados Unidos, sendo que um total de 116 países adquiriram produtos relacionados ao setor da moda do Ceará.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir