A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará monta gabinete especial para monitorar segurança durante eleições

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) deu início às atividades do Gabinete de Gestão de Eventos Complexos (GGEC) neste domingo (06/10), quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais deste ano. O GGEC acompanha em tempo real as ocorrências relacionadas ao pleito, reunindo o Grupo de Coordenação Operacional, com representantes de todas as forças de segurança e órgãos envolvidos, e o Gabinete de Gestão Estratégica, liderado pelos gestores das principais instituições de segurança para tomadas de decisão ágeis, quando necessário. Além de Fortaleza, cidades como Sobral e Juazeiro do Norte também contam com equipes de Coordenação Operacional.

O secretário da SSPDS, Roberto Sá, esteve reunido nesta manhã com diretores de órgãos vinculados à SSPDS e parceiros no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), destacando a importância da cooperação entre as instituições na Operação Eleições 2024. “Nosso foco é o interesse público. É permitir que o eleitor saia de casa e se desloque em Segurança, fazendo valer o próprio voto, para que esse eleitor possa exercer a cidadania com consciência, da forma como bem entender, e vote no candidato que escolher. A nossa missão é justamente essa: garantir, aos eleitores e candidatos, um pleito que transcorra com tranquilidade, até o fim da votação”, comentou.

Ceará monta gabinete especial para monitorar segurança durante eleições
Foto: Divulgação/SSPDS

Durante as eleições, o Gabinete de Coordenação Operacional é composto por instituições como a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal, além de concessionárias de serviços essenciais como energia e transporte público. As decisões são tomadas de maneira conjunta e estratégica ao longo de todo o domingo de votação.

O esquema de segurança para as eleições envolve 21.560 agentes que estão em operação desde o sábado (05/10) e continuarão a atuar ao longo do domingo (06/10) nos 184 municípios cearenses. A SSPDS coordena as ações em colaboração com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Procuradoria Regional Eleitoral e outras instituições parceiras.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir