O Ceará está negociando com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) o financiamento para a instalação de um novo presídio destinado a detentos em regime semiaberto. As informações foram dadas pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), que anunciou o investimento total estimado em R$ 80 milhões, prevendo a criação de mil vagas em uma nova unidade no Complexo Penitenciário de Itaitinga.
Originalmente anunciado em novembro de 2023, o projeto previa 400 vagas e um custo de R$ 15 milhões. Conforme o governador, embora o estado tenha recebido uma parte dos recursos, ainda busca o valor completo para iniciar a construção. Há também planos para uma unidade semelhante no Cariri. Conforme o governador, o projeto já foi discutido com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), mas detalhes não foram divulgados.
Atualmente, a única unidade para o regime semiaberto no estado é a Unidade Prisional Professor Olavo Oliveira II (UPPOO 2), inaugurada em 2002 em Itaitinga, que oferece atividades educativas e de trabalho para os internos. A população carcerária em regime semiaberto no estado é de 3.159, com parte dos detentos monitorados por tornozeleira eletrônica.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.