O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), integra uma missão internacional à Espanha com o objetivo de ampliar a inserção do estado no mercado global de frutas e trazer novas tecnologias para o setor. A comitiva conta com 15 produtores cearenses, técnicos, representantes do Rio Grande do Norte e do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.
A agenda tem início em Madri, durante a Fruit Attraction, segunda maior feira de frutas do mundo, que ocorre de 30 de setembro a 2 de outubro. No evento, o grupo participa do pavilhão brasileiro para divulgar a produção local, firmar parcerias e prospectar negócios. O secretário executivo do Agronegócio da SDE, Silvio Carlos, destacou que a iniciativa representa uma oportunidade de aproximação com associações nacionais e internacionais e de atualização sobre práticas inovadoras do setor.
Outro destaque da missão será a assinatura de um memorando de entendimento com uma empresa americana especializada em genética de berries. A ação prevê a instalação de experimentos na Ibiapaba para avaliar a viabilidade da produção de mirtilo, morango, framboesa e amora preta no Ceará. Após a feira, a comitiva segue para a Andaluzia, região espanhola de destaque na agricultura irrigada, onde o grupo conhecerá soluções adotadas para superar desafios hídricos e fortalecer a fruticultura local.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.