PUBLICIDADE

Ceará realiza mais de 150 mil cirurgias eletivas em menos de um ano

Com avanços, o Programa Estadual de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas, liderado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alcançou 150.468 procedimentos realizados em menos de um ano. Esse resultado, computado entre janeiro e 11 de dezembro de 2024, representa um aumento de 36% em relação aos 123.449 procedimentos realizados em 2023.

Planejadas para atender demandas que não exigem urgência, as cirurgias eletivas foram disponibilizadas em todas as cinco regiões de Saúde do Estado – Fortaleza, Norte, Litoral Leste, Sertão Central e Cariri. O projeto é financiado com recursos estaduais e federais.

Reconhecendo o impacto nacional, a coordenadora do programa, Melissa Medeiros, apontou que o Ceará se destacou entre os estados brasileiros. “Esse é um volume grande que revela que ultrapassamos e muito o que fizemos em 2023 e estamos em quinto lugar entre todas as unidades federativas do Brasil que mais expandiram a quantidade de cirurgias eletivas. Nunca se alcançou um número tão grande de procedimentos cirúrgicos”, explicou.

Ceará realiza mais de 150 mil cirurgias eletivas em menos de um ano
Foto: Casa Civil/Arquivo Sesa

Para acessar a fila de cirurgias eletivas, os pacientes precisam de encaminhamento de um especialista para um cirurgião, que avalia a urgência do caso. A organização das filas é gerida pela Central de Regulação do Estado.

A transparência no acompanhamento das filas é garantida pelo Saúde Digital, uma plataforma que permite ao paciente consultar sua posição e atualizar dados pessoais, essenciais para contato e agendamento. A ferramenta também está integrada ao Ceará App e ao atendimento telefônico, disponível nos números: 85 3219-6073 / 85 3219-9366 / 85 3101-2610 / 0800 280 5110 (telefone ou WhatsApp), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir