PUBLICIDADE

Ceará recebe 112 vagas no novo edital do Mais Médicos Especialistas

O Ministério da Saúde abriu as inscrições para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa vinculada ao Agora Tem Especialistas, voltada à ampliação do acesso da população ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, o edital disponibiliza 112 vagas imediatas para atuação em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública, distribuídos em 17 municípios.

O novo edital prevê a seleção de 1.206 médicos especialistas em todo o país. As oportunidades contemplam 16 especialidades consideradas prioritárias, entre elas anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. A atuação dos profissionais será direcionada, principalmente, a regiões com maior vulnerabilidade social, alta demanda assistencial e dificuldades de provimento de especialistas.

Ceará recebe 112 vagas no novo edital do Mais Médicos Especialistas
Foto: Reprodução

Atualmente, o programa conta com 583 médicos especialistas em atividade em diferentes regiões do Brasil. Com a nova seleção, a expectativa do Ministério da Saúde é ampliar esse contingente para cerca de 1.500 profissionais. Do total em atuação, 48,7% estão alocados no interior e 34% em regiões metropolitanas. No Ceará, 103 médicos já integram o programa, atuando em áreas como anestesiologia, cirurgia geral e radiologia, em diversos municípios do estado.

As inscrições para o Mais Médicos Especialistas devem ser realizadas por meio da plataforma da UNA-SUS, até o dia 19 de fevereiro. Além da atuação assistencial em hospitais e policlínicas do SUS, os profissionais selecionados participarão de um processo de aprimoramento profissional em suas áreas de formação. O curso será ministrado por especialistas de hospitais vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras.

A carga horária semanal será de 20 horas, sendo 16 horas destinadas à prática assistencial em unidades do SUS e quatro horas a atividades educacionais, como mentoria remota e imersões em serviços de referência. O programa também permite o ingresso imediato de médicos recém-egressos da residência médica.

No Ceará, as vagas estão distribuídas nos municípios de Acaraú, Acopiara, Aracati, Barbalha, Brejo Santo, Camocim, Crateús, Crato, Fortaleza, Icó, Iguatu, Mauriti, Quixadá, Quixeramobim, Sobral, Tauá e Tianguá.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir