PUBLICIDADE

Ceará recebe 29 mil doses da nova vacina contra vírus respiratório para gestantes

O Ceará vai receber 29.030 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por bronquiolite e pneumonia, destinadas exclusivamente a gestantes. Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição do imunizante começa ainda na última semana de novembro.

A vacina passou a integrar o Programa Nacional de Imunização (PNI) após acordo firmado entre o Instituto Butantan e o laboratório responsável pela tecnologia, que permitirá a produção do imunizante no Brasil. O VSR é o principal causador de infecções respiratórias em crianças pequenas, estando presente em cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos episódios de pneumonia em menores de dois anos. Com a aplicação durante a gestação, os anticorpos são transferidos ao bebê ainda no útero, garantindo proteção imediata após o nascimento.

De acordo com a coordenadora estadual de Imunização, Ana Karine Borges, o Ceará tem aproximadamente 108 mil gestantes a partir da 28ª semana — público-alvo da campanha. Para o primeiro lote, a orientação aos municípios é priorizar mulheres com idade gestacional mais avançada. “Essa vacina precisa ser aplicada ainda durante a gestação. Diferente de outras, como a da coqueluche ou a da covid-19, não há proteção suficiente apenas pelo aleitamento. Quanto mais precoce a aplicação, melhor”, explica.

A eficácia da estratégia foi comprovada em estudos clínicos, como o Estudo Matisse, que demonstrou 81,8% de proteção contra doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos primeiros três meses de vida. A expectativa é reduzir significativamente as internações por bronquiolite e pneumonia entre bebês, especialmente durante a quadra chuvosa, período de maior incidência dessas doenças no Ceará.

Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério da Saúde recomenda que as equipes aproveitem o momento para atualizar também outras vacinas importantes para gestantes, como influenza e covid-19, que podem ser aplicadas simultaneamente ao imunizante contra o VSR.

Todas as gestantes têm direito à vacinação, inclusive aquelas que realizam o pré-natal fora do SUS. Para receber a dose, é necessário apresentar documento que comprove a idade gestacional, como o cartão de pré-natal ou exames de ultrassom.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir