Fortaleza será palco, neste sábado (5), de uma grande mobilização nacional para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. O ministro da Educação, Camilo Santana, participa, a partir das 9 horas, do Dia E — ação que integra o projeto Ebserh em Ação — no Hospital Universitário Walter Cantídio. O governador do Ceará, Elmano de Freitas, e o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também estarão presentes na mobilização.
A iniciativa ocorre simultaneamente em todos os 45 hospitais universitários federais administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). No Ceará, além do Walter Cantídio, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) também integra a ação. Ambos fazem parte do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Durante o mutirão, a população terá acesso a uma série de serviços, incluindo consultas, cirurgias eletivas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos. A expectativa é realizar mais de 9 mil atendimentos em todo o país, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Dia E integra o programa federal Agora Tem Especialistas, criado para fortalecer a oferta de atendimentos especializados e diminuir o tempo de espera na rede pública. A ação reflete o compromisso do governo federal em garantir saúde de qualidade e ampliar o acesso da população aos serviços essenciais.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.