A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará recebe R$ 80 milhões para Programa Cisternas

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) revelou nesta semana que, juntamente ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), R$ 80 milhões foram repassados com prioridade a nove estados do Nordeste para serem investidos emt tcnologias sociais de armazenamento de água para produção e consumo humano.

No estado do Ceará, famílias rurais de 80 municípios serão beneficiadas com a construção de 11.291 tecnologias sociais, sendo mais especificamente 10.500 cisternas de placa de 1ª água, possuindo a capacidade de 16 mil litros, fora a criação de 600 cisternas para produção de alimentos e 191 sistemas de reuso de água com fossa ecológica.

Moisés Braz, secretário do Desenvolvimento Agrário, celebra a garantia dos recursos para a construção das tecnologias sociais. “A retomada do Programa Cisternas pelo governo Lula é uma vitória para os cearenses que vivem no semiárido”, disse o secretário.

Executado em parceria da SDA com entidades do terceiro setor, o Programa Cisternas tem como objetivo ampliar as condições de captação, armazenamento e utilização da água para o consumo humano, produção de alimentos e sede animal, por meio do apoio à implementação de cisternas e outras tecnologias sociais de baixo custo e de comprovada eficiência técnica.

O Projeto Cisternas atende famílias cearenses com a construção de cinco tecnologias sociais: com a construção de cinco tecnologias sociais: cisterna de placas de 16 mil litros para consumo humano, escolar, enxurrada, calçadão e reuso de água cinza. O principal objetivo dessa tecnologia social é o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente a consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir