O combate à violência contra a mulher ganhou destaque no Ceará com a apresentação do Pacto Nacional Brasil contra o Feminicídio. A iniciativa reúne esforços entre União, estados, municípios e instituições públicas para fortalecer políticas de prevenção, proteção e enfrentamento aos crimes contra mulheres.
O evento contou com a presença da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas; do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; da procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Larissa Gaspar; e do presidente da Alece, Romeu Aldigueri.

A proposta busca ampliar a integração entre áreas como segurança pública, saúde, assistência social, educação e Justiça. O objetivo é garantir um atendimento mais eficiente às mulheres em situação de violência e fortalecer a aplicação de medidas protetivas.
Durante a agenda, representantes destacaram que o enfrentamento ao feminicídio depende de uma atuação conjunta, principalmente nos municípios, onde as políticas públicas chegam diretamente à população. O pacto prevê ações de prevenção, acolhimento das vítimas e responsabilização dos agressores.
No Ceará, o trabalho envolve parcerias entre órgãos estaduais, municipais e instituições do sistema de Justiça, com o objetivo de consolidar uma rede de proteção e ampliar as estratégias para combater a violência de gênero.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


