Na sexta-feira (28), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), por meio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgou que, em fevereiro de 2025, o mercado de trabalho formal no Ceará registrou saldo positivo, com a criação de 6.488 novas vagas com carteira assinada. O resultado mostra um total de 60,2 mil admissões contra 53,7 mil desligamentos no período.
O desempenho do Estado também foi positivo no acumulado do primeiro bimestre do ano, com saldo de 6.057 postos de trabalho formais. Nos últimos 12 meses, o Ceará contabilizou 57,1 mil novos empregos, elevando o total de trabalhadores formalizados para 1,41 milhão de pessoas.
Fortaleza concentrou a maior parte dos novos postos de trabalho, com 4,3 mil novas vagas, consolidando-se como o principal polo de empregabilidade do Estado. Com esse saldo, a capital cearense alcançou o total de 759,9 mil empregos formais. Outros municípios que também registraram desempenhos positivos no mês foram Juazeiro do Norte (585), Horizonte (485), Maracanaú (422) e Aquiraz (194)
Em fevereiro deste ano, quatro dos cinco grandes setores econômicos apresentaram crescimento no número de empregos formais. O destaque foi o setor de serviços, responsável pelo maior saldo positivo no mês, com 3.339 novas vagas. Na sequência, aparecem os segmentos de construção (1.317), comércio (1.155) e indústria (762).
A agricultura registrou queda, com saldo negativo de 85 postos de trabalho. O resultado reflete a sazonalidade da atividade, que tem oscilações ao longo do ano, especialmente em períodos de entressafra.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.