A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará registra aumento de mortes por meningite em 2024

Nos primeiros meses deste ano, o Ceará tem enfrentado um aumento nas mortes por meningite. Ao todo, foram 17 mortes confirmadas até o dia 6 de julho. O número representa mais que o dobro em comparação ao mesmo período do ano passado, que contabilizou sete mortes.

Os dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) abrangem o período de 30 de junho a 6 de julho. Nesse mesmo intervalo, o número total de casos registrados foi de 162, em comparação a 200 no ano passado.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas, sendo a forma bacteriana a mais preocupante devido ao seu potencial de gravidade. Entre as meningites bacterianas, destacam-se a pneumocócica, a H por Haemophilus e a meningocócica, cada uma causada por diferentes agentes infecciosos.

Ceará registra aumento de mortes por meningite em 2024
Foto: Reprodução

Segundo José Cândido, infectologista do Hospital São José, a meningite meningocócica é especialmente preocupante devido à sua capacidade invasiva e rápida progressão para uma infecção generalizada. Os sintomas típicos da meningite incluem rigidez no pescoço, febre alta, dor de cabeça, sonolência e desmaios.

Neste ano, o Ceará registrou oito casos de meningite meningocócica e 154 de outras formas da doença. Das mortes registradas, uma foi causada pela meningite meningocócica e as demais por outros tipos de meningite. As faixas etárias mais afetadas pelos óbitos foram de 5 a 9 anos e de 50 a 59 anos, cada uma com cinco casos.

O público mais vulnerável é o infantil devido à imaturidade do sistema imunológico, que dificulta a formação de anticorpos. No entanto, a meningite é grave em qualquer idade, podendo causar sequelas como surdez, danos cerebrais, problemas motores e até amputações.

A transmissão da meningite varia conforme o agente causador. A meningite bacteriana pode ser transmitida por gotículas respiratórias ou alimentos contaminados. A viral, dependendo do vírus, pode ser transmitida por contato direto ou superfícies contaminadas. A fúngica ocorre pela inalação de esporos, enquanto a parasitária geralmente se dá pela ingestão de alimentos contaminados.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir