PUBLICIDADE

Ceará registra avanços no uso de veículos eletrificados

O número de veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in cresce no Ceará. Fortaleza se destaca como a cidade com a maior frota desse tipo, concentrando 72% do total estadual, o equivalente a 4.987 veículos. Eusébio ocupa o segundo lugar, com 433 unidades, representando 6,2% da frota. No total, o estado conta com 6.925 veículos que utilizam algum tipo de energia elétrica.

Os dados, obtidos da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e analisados pela NeoCharge, empresa especializada em energia para veículos, classificam os veículos eletrificados em três categorias: os elétricos, que operam exclusivamente com eletricidade; os híbridos, que combinam motores a combustão com energia gerada pelo movimento; e os híbridos plug-in, que, além de usar combustíveis, podem ser recarregados na tomada.

Ceará registra avanços no uso de veículos eletrificados
Foto: Reprodução

Em 2023, a projeção de vendas no Brasil aumentou de 150 mil para 160 mil unidades. No Ceará, quase metade dos veículos eletrificados em circulação foi comercializada apenas neste ano. As marcas que lideram as vendas de veículos eletrificados no Ceará são Toyota, BYD, GWM, Caoachery e Volvo.

Toyota e BYD, juntas, somam mais de 68% da frota eletrificada, com 2.582 e 2.184 unidades, respectivamente. Entre os modelos, o Toyota Corolla lidera como o híbrido mais vendido, enquanto o Dolphin GS 180EV da BYD é o elétrico mais popular. No estado, 1.948 veículos são movidos exclusivamente a eletricidade, dos quais 1.382 estão registrados em Fortaleza, correspondendo a 70,9% do total.

Segundo Eduardo Weimar, diretor comercial do grupo Carmais, responsável pela marca BYD no Ceará, a média mensal de vendas é de 450 veículos, sendo 70% elétricos e 30% híbridos. Ele ressalta a expansão da marca no interior, com operações recentes em Juazeiro do Norte e Sobral. Em cada uma dessas cidades, a projeção inicial de vendas é de 30 veículos por mês.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir