Em 2024, nove municípios cearenses alcançaram 100% de alfabetização entre crianças do 2º ano do ensino fundamental, segundo dados do Indicador Criança Alfabetizada (ICA), do Ministério da Educação (MEC). O Ceará se destacou nacionalmente, registrando 85,3% de crianças alfabetizadas, se tornando o único estado brasileiro a superar a meta estabelecida pelo Governo Federal, de 60%. A média nacional ficou em 59,2%.
As cidades que atingiram o resultado máximo do índice foram: Catundá, Coreaú, Forquilha, Graça, Novo Oriente, Pacujá, Piquet Carneiro, Pires Ferreira e Poranga. Outras localidades cearenses se aproximaram do índice total, como Pedra Branca (99,70%), Nova Russas (99,64%), Ipueiras (99,54%), Nova Olinda (99,53%) e Quiterianópolis (99,49%).

Na capital, Fortaleza alcançou 74,81%, abaixo da meta de 74,95%. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação informou que está investindo em formação continuada de professores e coordenadores, avaliações de leitura e escrita, materiais estruturados e adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O ICA é elaborado por meio de avaliação censitária, envolvendo todos os alunos do 2º ano do ensino fundamental. Na avaliação, são consideradas alfabetizadas as crianças capazes de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações explícitas e entender conteúdos em textos verbais e não verbais.
Iniciativas
Segundo a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), o avanço nos índices é resultado de um acompanhamento contínuo. Esse trabalho é realizado em parceria com gestores municipais e escolas, por meio do Regime de Colaboração.
O processo é estruturado pelo Programa de Aprendizagem na Idade Certa, que inclui formação continuada de professores, apoio à gestão escolar, disponibilização de materiais pedagógicos, avaliação constante e incentivo à jornada prolongada nas redes municipais. O programa atua nos eixos de formação e incentivo à leitura, avaliação e monitoramento, reconhecimento e incentivos, com adesão total dos municípios.

Em 2025, foi lançado o Projeto de Redução das Desigualdades de Aprendizagem no Ensino Fundamental, voltado ao apoio técnico às redes municipais e ao desenvolvimento de iniciativas estratégicas para assegurar a aprendizagem plena. “Esse conjunto de ações tem sido fundamental para a evolução dos resultados de alfabetização no Ceará, consolidando o estado como referência nacional em educação pública de qualidade”, pontua a Seduc.
Destaques
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Sobral se destacou com 98,58% de crianças alfabetizadas, liderando o ranking nacional dentro desse grupo. O Crato aparece em seguida, com 95,37%, consolidando-se como o segundo município cearense mais bem colocado nesse recorte. Outros municípios do estado presentes no ranking são Itapipoca (88,96%) e Maracanaú (84,92%).
Por outro lado, alguns municípios ficaram abaixo da meta estipulada. Juazeiro do Norte registrou o pior desempenho do estado, com 59,48% de crianças alfabetizadas, quando a meta era 63,78%. Outros municípios abaixo da média foram Ibaretama (60,53%), Penaforte (63,67%), Barro (63,94%) e Acopiara (64,59%).
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.