O Ceará aplicou mais de R$ 13 milhões em multas devido a desmatamento ilegal, durante uma nova edição da operação “Mata Atlântica em Pé”, que ocorreu simultaneamente em 17 estados do país. A divulgação dos dados aconteceu na última sexta-feira (26/09).
No estado, a fiscalização contou com a participação do Ministério Público do Ceará, através do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), do Ibama local e do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA). A coordenação nacional foi realizada pela Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
Durante os cinco dias de ação, entre 15 e 19 de setembro, equipes ambientais inspecionaram 1.506,44 hectares de Mata Atlântica. As multas aplicadas pelo Ibama e pela Semace resultaram de atividades irregulares detectadas por vistorias presenciais e análise de imagens de satélite fornecidas pela ferramenta MapBiomas.

O promotor Fábio Ottoni, coordenador do Gaema, destacou que foram fiscalizados 73 alvos no estado. “Foi uma operação voltada principalmente para supressões vegetais no bioma Mata Atlântica sem autorização legal, situação que implica em violações administrativas, o que gera aplicação de multas e embargos pelos órgãos ambientais, como também a responsabilização criminal, prevista na lei de crimes ambientais. Nesses casos, o Ministério Público irá iniciar a ação penal no momento oportuno”, comentou.
Os municípios cearenses incluídos na operação foram: Missão Velha, Paracuru, Paraipaba, São Gonçalo do Amarante, Trairi, Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Amontada, Itapipoca, Baturité, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Croatá, Aquiraz, Caucaia, Guaraciaba do Norte, Ipu, Tianguá, Viçosa do Ceará e Ipueiras.
Em âmbito nacional, a operação identificou 12.327,42 hectares de vegetação nativa suprimida ilegalmente em 2025, área equivalente a milhares de campos de futebol. O valor total de multas aplicadas até agora soma R$ 116,3 milhões em todo o país.
A ação conta com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica e é conduzida pelos ministérios públicos estaduais, em parceria com órgãos ambientais e policiais. O objetivo é reforçar a preservação e a recuperação do bioma Mata Atlântica, que ocupa aproximadamente 15% do território nacional e se estende por 17 estados.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.