A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Ceará registra temperaturas mínimas entre 11° e 13°

Na manhã de quinta-feira (25/07), o município de Aiuaba alcançou uma temperatura mínima recorde de 11,4° C. Esse valor marca o menor registro já registrado na série histórica da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para os municípios monitorados.

Além de Aiuaba, o município de Parambu registrou uma temperatura mínima de 12,9° C, o que o posiciona como o segundo menor valor histórico do estado. Em termos climatológicos, o mês de julho no Ceará é conhecido por apresentar as temperaturas mínimas mais baixas do ano, conforme os mapas de normas climatológicas da Funceme e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Ceará registra temperaturas mínimas entre 11° e 13°
Foto: Elias F/YouTube/Reprodução

Esse período do ano, correspondente ao inverno no hemisfério sul, é caracterizado por uma menor incidência de radiação solar, resultando em temperaturas mais baixas. No caso específico desta quinta-feira, o deslocamento de uma massa de ar mais fria contribuiu para essas temperaturas extremas no sul do Ceará.

Aliado a isso, fatores locais como a altitude do relevo, a distância do oceano e ventos mais fracos também desempenharam um papel significativo no acentuamento do resfriamento noturno. As temperaturas registradas são referentes ao período de 4h às 6h.

Confira o ranking das cinco menores temperaturas:

  • Aiuaba – 11,4°
  • Parambu – 12,9°
  • Barro – 13°
  • Piquet Carneiro – 13,5°
  • São Benedito – 13,5°

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir