O Ceará registrou chuva em cerca de 150 municípios nas últimas 24 horas. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência é de novos acumulados expressivos de chuvas em todo o Estado até quarta-feira (15).
As maiores chuvas foram registradas em Iguatu ((Posto Riacho Vermelho, 133 mm); Granja (Posto Timonha, com 77 mm), Maranguape (Posto Olho D’Água, com 75 mm); Hidrolândia (Posto Betânia, com 72 mm) e Iguatu (Posto Aeroporto, 72mm). Em Fortaleza os maiores volumes de chuvas foram registrados nos bairros da Maraponga (23mm) e Castelão (21,6). Apesar da pouca intensidade foi suficiente para a Capital registrar vários pontos de alagamento.
As menores temperaturas foram registradas em São Benedito (20.2°C), Poranga (20.3°C), Aiuaba (21.5°C), Crato (21.8°C), Piquet Carneiro (21,9°C). Em Fortaleza a mínima foi de 23,6°C.
Para esta quarta-feira (15), a Funceme prevê mais acumulados em todas as macrorregiões. A tendência é que os maiores acumulados ocorram na Ibiapaba, Cariri e Sertão Central e Inhamuns. Em Fortaleza e Região Metropolina as chuvas deverão se concentrar entre madrugada e manhã.
As precipitações tem relação com a formação de áreas de instabilidade oriundas da Zona de ConvergÊncia do Atlântico Sul (ZCAS), que consiste em uma banda de nebulosidade semi-estacionária que se estende desde o sul da Amazônia, passando pela região Centro-Oeste e prolongando-se até a região Sudeste, prolongando-se sobre o Oceano Atlântico. Além disso, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) encontra-se em torno da linha do equador, colaborando para o aumento de instabilidade, principalmente sobre a faixa litorânea.